e 

Sob o comando do Centrão de Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, e do espírito moderado de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o Congresso não tem gerado maiores problemas para o presidente Jair Bolsonaro, e garante maioria a ele nas votações. O que não significa, porém, que o Congresso avalie bem a gestão de Bolsonaro.

É o que mostra a última rodada do Painel do Poder, pesquisa trimestral que o Congresso em Foco Análise realiza com os principais líderes da Câmara e do Senado. Nesta rodada, foram ouvidos 64 deputados e senadores. E uma das questões foi a avaliação que eles fazem do atual governo. Em todos os quesitos, os parlamentares consideraram o governo Bolsonaro abaixo da média.

É possível obter o relatório completo da pesquisa. Veja aqui como fazer.

Os deputados e senadores avaliaram o governo dando notas de 1 a 5 sobre a gestão em diversos temas. A melhor avaliação do governo ficou no item Relacionamento com o Congresso, que mereceu uma média de 2,55. Combate à Corrupção ficou em segundo, 2,48. O Combate à Pandemia de covid-19 veio em seguida com 2,47. A Economia mereceu média 2,3. A Promoção da Democracia, 2,22. Melhora Geral do País, 2,2. Educação, 2,09. E Relacionamento com o Judiciário, 1,61.

AUTORIA

Rudolfo Lago

RUDOLFO LAGO Diretor do Congresso em Foco Análise. Formado pela UnB, passou pelas principais redações do país. Responsável por furos como o dos anões do orçamento e o que levou à cassação de Luiz Estevão. Ganhador do Prêmio Esso.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
André Sathler

ANDRÉ SATHLER Doutor em Filosofia, mestre em Informática e em Comunicação. Consultor do MEC, da Capes, do Ministério da Justiça e coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Parlamento Digital. Coordenador do Congresso em Foco Análise.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ricardo de João Braga

RICARDO DE JOÃO BRAGA Economista e cientista político. Graduado na Unesp, tem mestrado pela Universidade de Siegen (Alemanha) mestrado e doutorado em Ciência Política (UnB e UERJ). Coordenador do Congresso em Foco Análise e professor do curso de Mestrado em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
CONGRESSO EM FOCO