Parlamentares já projetam que irão se debruçar sobre a pauta proposta por Lula no Congresso no ano que vem.

 e 

Salário mínimo mais alto e maiores benefícios sociais. Revisão da reforma trabalhista. Revogação da privatização da Eletrobrás. Esses temas, que fazem parte da plataforma de propostas do candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, já estão no horizonte dos deputados e senadores como possíveis temas de discussão do Congresso Nacional no ano que vem. Ou seja: o parlamento já projeta que na próxima legislatura vai se debruçar sobre a pauta proposta por Lula.

Essas conclusões estão na última rodada do Painel do Poder, pesquisa trimestral que o Congresso em Foco Análise realiza com os principais líderes da Câmara e do Senado. Nesta rodada, o Painel do Poder ouviu 64 deputados e senadores, entre os nomes mais expressivos do parlamento.

É possível obter o relatório completo da pesquisa. Veja aqui como fazer.

Como mostramos anteriormente, o Congresso, apesar da sua maioria governista, apontou também na pesquisa apostar que Lula será o vencedor das eleições de outubro. Não, porém, antes de passar por um período de turbulência provocado pela provável contestação do resultado das urnas pelo presidente Jair Bolsonaro.

A percepção dos deputados e senadores quanto à provável pauta que começará a ser discutida pelo Congresso a partir de fevereiro do ano que vem reforça a aposta na vitória de Lula. Porque essa não será a pauta proposta por Bolsonaro, caso venha a ser reeleito.

Salário mínimo e benefícios

A ampliação do salário mínimo e dos benefícios sociais foi o item que recebeu o maior número de respostas dos 64 parlamentares ouvidos. Para 48 deles (36,09%), isso estará em discussão no ano que vem. E 22 (16,45%) acham que haverá uma revisão da reforma trabalhista aprovada em 2017, no governo Michel Temer. Outros itens da agenda de Lula também tiveram menção: revogação da privatização da Eletrobrás (uma menção, ou 0,75%) e agricultura familiar (também uma menção).