Criada por meio da inclusão de uma emenda na medida provisória que reajustou o salário dos servidores públicos, em agosto, a nova diretoria da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) será entregue ao ex-deputado Gil Cutrim (Republicanos-MA). Ex-apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, Cutrim é próximo do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, seu colega de partido, e aliado local do ministro da Justiça, Flávio Dino.

Cutrim deve ser nomeado nos próximos dias para comandar a diretoria de Estratégias e Finanças do órgão, dominado desde o governo passado pelo Centrão. A nomeação é mais um aceno do presidente Lula para o grupo do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O maranhense foi eleito deputado federal em 2018 pelo PDT, mas acabou sendo expulso pelo apoio dado a Bolsonaro. Em 2021, filiou-se ao Republicanos. Ele tentou a reeleição, mas ficou na suplência com 53.675 votos.

“Hoje estou reafirmando para vocês que estou junto do presidente Bolsonaro. Com fé em Deus, o Brasil fará a escolha certa”, disse após ser derrotado na eleição à Câmara. As informações são do jornal O Globo. Gil Cutrim foi prefeito de São José de Ribamar, a terceira cidade mais importantes do Maranhão, por seis anos e vice-prefeito por dois anos. Também presidiu a Federação dos Municípios do Maranhão por dois mandatos, de 2013 a 2016.

A Codevasf é presidida por Marcelo Moreira, ligado ao líder do União Brasil, deputado Elmar Nascimento (BA), candidato de Lira para sua sucessão à presidência da Câmara. O Republicanos também indicou uma das superintendências da Codevasf em Pernambuco.

A companhia é cobiçada por ter grande capilaridade, sobretudo no Norte e Nordeste do país, e por fazer investimentos diretos para o cidadão.

Embora ainda recuse o rótulo de governista, o Republicanos tem votado majoritariamente com o Planalto desde que Silvio Costa foi nomeado. O partido também reivindica o comando da Fundação Nacional da Saúde.