Líderes da Câmara e do Senado também defenderam o marco legal do saneamento em recado de que governo não terá respaldo do parlamento nessas matérias

Por Caetano Tonet, Valor — Brasília

O presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu as reformas aprovadas pelo parlamento como a autonomia do Banco Central, a capitalização da Eletrobras e o marco legal do saneamento.

A fala de Pacheco, ao lado do presidente da Câmara, Arthur Lira, e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, marca posição do parlamento e mostra que o governo não terá apoio nessas matérias.

“Há também outros tantos projetos importantes na mesa de negociação da Câmara e do Senado que é o anseio daqueles que produzem no Brasil, que geram emprego, tanto novos projetos, mas também a manutenção de uma realidade recente do Brasil, com votações importantes que o Congresso fez e realidades que se tornaram realidade, como marco legal do saneamento, capitalização da Eletrobras, autonomia do Banco Central, que são temas que já enfrentamos e consideramos realidade", afirmou Pacheco.

Lira foi na mesma linha do presidente do Senado e afirmou que é preciso acalmar os ânimos quanto a essas questões.

"A revisitação de temas que o Congresso votou há pouco tem que acontecer, quando acontecer, no âmbito do Congresso. É importante que acalmem os ânimos com relação a essas pautas, que efetivamente não terão eco nos plenários das duas Casas, independentemente da minha vontade ou do presidente Pacheco”, disse o presidente da Câmara.

Este conteúdo foi publicado pelo Valor PRO, serviço de tempo real do Valor Econômico.

VALOR INVESTE

https://valorinveste.globo.com/mercados/brasil-e-politica/noticia/2023/05/23/pacheco-lira-congresso-privatizacao-eletrobras-elet6-autonomia-bc.ghtml