Por Chiara Quintão, Valor — São Paulo

Uma proposta de revisão do teto de preços das faixas do Casa Verde e Amarela deve ser entregue pelo governo ao Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) , segundo o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins. A proposta foi discutida pela Secretaria Nacional de Habitação, pelo ministério da Economia e pela Casa Civil, de acordo com Martins.

A última revisão dos limites de preços do programa habitacional foi feita em outubro de 2016 . “Faz, praticamente, cinco anos que estamos trabalhando com os mesmo limites. Sonho que isso [os novos valores] seja implementado a partir do mês que vem”, disse o vice-presidente da CBIC, Celso Petrucci.

Os representantes da entidade não informaram qual deverá ser a alta de preços após a revisão. “Se o nosso custo aumentou mais de 20%, isso seria o normal [de elevação do preço]. Mas não sabemos o número a que o governo chegou”, disse Martins.

A principal preocupação em relação aos impactos dos aumentos de custos nos preços de imóveis se refere ao segmento de baixa renda, segundo o presidente da CBIC. “A capacidade de compra do consumidor das classes média e alta é mais flexível”, disse Martins.

Há expectativa também da revisão da curva de subsídios.

A CBIC avalia que os preços de imóveis para as classes média e alta terão movimento de alta como reflexo das pressões de custos.