A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (15), Requerimento 62/21 para realização de audiência pública destinada à apresentação da Agenda Legislativa das centrais sindicais no Congresso Nacional: Prioridades Legislativas 2021 - Vida, Emprego e Democracia.

comissao de trabalho reuniao req agenda das centrais
Reunião da Comissão de Trabalho que aprovou requerimento para debater a agenda das centrais sindicais | Foto: Agência Câmara

A reunião aprovada tem o objetivo de compartilhar informações e prestar esclarecimentos fundamentais para os deputados que integram a comissão, que por dever de ofício, debatem o mérito das matérias de interesse dos trabalhadores na Câmara.

Para os autores do requerimento, “conhecer os detalhes dessa Agenda propiciará aos parlamentares a formação de seus convencimentos antes das deliberações das matérias pertinentes, sob a sua competência, relativas ao mundo do trabalho”, que alertaram para a necessidade e importância da audiência.

Entre os convidados para o debate, além do DIAP e Dieese, estão nominadas as seguintes entidades: CUT, CGTB, Força Sindical, Intersindical, CTB, CSP-Conlutas, NCST e a CSB.

O requerimento, de autoria dos deputados do PT no colegiado — Rogério Correia (MG), Carlos Veras (PE), Marcon (RS), Erika Kokay (DF), Leonardo Monteiro (MG) e Bohn Gass (RS) —, é para dar conhecimento sobre a Agenda, que é composta de proposições, em discussão na Câmara e no Senado, que são prioritárias para as entidades sindicais.

Ainda sem data para realização da reunião, trata-se de evento relevante para o movimento sindical, pois as centrais poderão publicizar o conteúdo da proposta para atuação no âmbito do Congresso Nacional.

A Agenda foi elaborada com a assessoria do DIAP e visa dar organicidade à atuação do movimento sindical no Poder Legislativo. O documento foi apresentado ao vice-presidente da Câmara, Marcelo Ramos (PL-AM), em 26 de maio, pelas lideranças sindicais.

Fonte: DIAP

https://diap.org.br/index.php/noticias/noticias/90562-trabalho-da-camara-aprova-realizacao-de-audiencia-sobre-agenda-legislativa-2021-das-centrais-sindicais