A “National Review”, tradicional publicação conservadora do país, atacou em Editorial o presidente Donald Trump por sua postura durante a pandemia.

A revista “National Review”, tradicional publicação conservadora dos Estados Unidos, publicou um editorial nesta quarta-feira (20) no qual define como uma “luta idiota” o empenho do presidente Donald Trump no uso da cloroquina como medicamento para o combate do coronavírus.

Confira abaixo a íntegra do texto:

A luta idiota a respeito da cloroquina

Pandemias muitas vezes demandam a liberação de medicamentos inusuais e aceitação de alguns riscos no combate de alguma proliferação, especialmente quando se trata de um vírus mortal. Nesse espírito, não há nada de errado na teoria do presidente Trump de incentivar o sistema de saúde dos EUA a considerar a cloroquina, embora em suas entrevistas ele com frequência soasse como um vendedor desesperado para cumprir sua cota.

A cloroquina, uma droga para combater a malária, é um remédio bem estabelecido para outros fins, e seu potencial tem sido explorado adequadamente. Alguns resultados iniciais promissores fizeram governadores Democratas (como Andrew Cuomo e Gretchen Whitmer) se somar ao discurso otimista da Casa Branca. Outros tantos críticos do presidente foram na direção contrária, torcendo para o tratamento falhar.

A ação responsável neste momento seria observar as evidências. O presidente, contudo, respondeu à enxurrada de críticas com seu gosto característico por arrumar encrencas. Ele agora declarou publicamente que está tomando cloroquina por conta própria, numa demonstração pessoal de confiança nos efeitos do remédio.

Isso marca um novo capítulo no estúpido espetáculo desnecessário na atual conjuntura. Isso vai obrigar a Casa Branca e o Partido Republicano em defender a cloroquina e, pela mesma razão, seus críticos irão odiar um medicamento desconhecido até pouco meses atrás – simplesmente porque é uma coisa defendida por Trump.  O vice-presidente já observou a necessidade de se pronunciar para deixar claro que não está fazendo uso da droga.

O presidente está também fazendo uma aposta que foge de seu controle, e isso num momento em que as evidências sobre seu posicionamento estão diminuindo. Enquanto relatórios seguem conflitivos e seus testes seguem sem posições oficiais e sem o aval dos pesquisadores, os estudos publicados até o momento são contra a recomendação da cloroquina. Hospitais de Nova Iorque já a abandonaram, e estudos já mostraram que não há quaisquer benefícios no seu uso.

Donald Trump não foi eleito por suas boas maneiras, mas isso é absolutamente indigno num momento tão sério como este. Cuidado com os efeitos políticos colaterais.

Vermelho