Por Valor Online


Taxas de juros baixas por um período prolongado de tempo podem gerar instabilidade no sistema financeiro. É o que aponta o Federal Reserve (Fed) em seu relatório bianual sobre a estabilidade do sistema financeiro nos Estados Unidos divulgado nesta sexta-feira (15).

"Se as taxas de juros permanecerem baixas por um período prolongado, a lucratividade dos bancos, seguradoras e outros intermediários financeiros podem sofrer estresse e estimular o comportamento de alcançar o rendimento, aumentando a vulnerabilidade do setor financeiro a choques subsequentes."

Sede do Federal Reserve em Washington, nos Estados Unidos  — Foto: Chris Wattie/Reuters

Sede do Federal Reserve em Washington, nos Estados Unidos — Foto: Chris Wattie/Reuters

O Fed também identificou que os preços elevados de ativos e o endividamento historicamente alto das empresas americanas são algumas das principais vulnerabilidades enfrentadas pelo sistema financeiro dos EUA. O banco central citou riscos potenciais vinculados a empréstimos corporativos não financeiros, particularmente empréstimos alavancados.

Em um documento divulgado junto com o relatório, a diretora do Fed Lael Brainard alertou que a combinação de spreads de crédito muito baixos e o alto nível de endividamento das empresas não financeiras, inclusive por meio de empréstimos alavancados, “merece maior vigilância”.

Apesar disso, o relatório conclui que os riscos gerais ao sistema financeiro dos EUA estão “razoavelmente moderados”, com o núcleo do setor financeiro “resiliente, com alavancagem baixa e risco de financiamento limitado”.

G1