e 

Muito rapidamente, e em condição quase unânime, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal respaldaram a decisão do presidente Lula de decretar intervenção federal no Distrito Federal após os atos golpistas do último domingo (8), quando a inação das forças de segurança de Brasília permitiu que os três principais prédios da República – o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) – fossem depredados.

A tentativa de golpe, assim, só acentuou o que já se percebia no ano passado, com a alta votação obtida pelo governo na aprovação da PEC da Transição. Se o governo Lula já parecia forte, o episódio do dia 8 de janeiro só o fortaleceu ainda mais. Essa percepção da força do novo governo foi anotada na última edição do Painel do Poder, pesquisa trimestral que o Congresso em Foco Análise faz com 70 dos principais líderes do Parlamento.

É possível contratar a pesquisa e receber o relatório completo. Veja aqui como fazer

A última rodada do Painel do Poder foi realizada bem antes dos atos golpistas. O levantamento de campo ocorreu entre os dias 16 de novembro e 15 de dezembro de 2022. Já no calor, portanto, das repercussões da vitória de Lula nas eleições presidenciais de outubro, mas antes da posse do novo governo. Ela, porém, já apontava: na avaliação dos deputados e senadores ouvidos, os principais nomes bolsonaristas que estarão no Congresso a partir de fevereiro não terão alta expressão, e suas lideranças acabarão ofuscadas pelos nomes mais à esquerda, aliados do novo governo.

Assim, ainda que de perfil mais conservador, o próximo Congresso poderá acabar, na visão dos próprios parlamentares, não sendo fortemente oposicionista.

O Painel do Poder apresentou aos deputados e senadores uma lista com os nomes de colegas que foram eleitos e tomarão posse no início no início de fevereiro para que avaliassem que grau de protagonismo eles consideram que esses seus colegas terão. E os parlamentares colocaram os bolsonaristas no final da lista.

Os atuais presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), lideram essa lista de protagonismo. O que reforça a impressão, também medida no Painel do Poder, de que deverão ambos ser reeleitos para os seus cargos, especialmente Arthur Lira.

Foi pedido a cada parlamentar que indicasse o grau de protagonismo dos nomes listas em uma escala de 1 a 5. Arthur Lira obteve uma média de 4,44. Rodrigo Pacheco ficou com 3,68. E em seguida vieram nomes ligados à esquerda e ao atual governo. Alguns deles não estarão no Parlamento porque foram indicados ministros. O ministro da Justiça, Flávio Dino, eleito senador pelo PSB do Maranhão, foi o terceiro nome com maior protagonismo, com 3,52 de média. Guilherme Boulos (Psol-SP) ficou com 3,09. O ministro da Educação, Camilo Santana, eleito senador pelo PT do Ceará, teve 2,95. E a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, eleita deputada pela Rede de São Paulo, teve 2,94 de média quanto ao protagonismo.

Em contrapartida, os bolsonaristas ficam na rabeira da lista. Entre os nomes da direita e aliados de Bolsonaro, o mais bem posicionado foi o ex-vice presidente e senador eleito pelo Rio Grande do Sul, Hamilton Mourão (Republicanos-RS), com uma média de 2,85. O deputado mais votado do país, Nikolas Ferreira (PL-MG), ficou com 2,36. A ex-ministra da Mulher Damares Alves, senadora eleita pelo Republicanos do Distrito Federal, 2,33. E o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, deputado eleito pelo PL do Rio de Janeiro.

“De uma forma geral, os parlamentares não enxergam que alguns dos notórios bolsonaristas terão grande protagonismo no Congresso”, conclui o relatório do Painel do Poder.

Avaliação das autoridades

A percepção é reforçada pela avaliação que os deputados e senadores ouvidos fazem das principais autoridades brasileiras. No caso, como a pesquisa foi realizada no final do ano passado, antes da posse do governo, Lula não configura na lista de autoridades da pesquisa.

Outra vez, o nome que desponta agora na lista de autoridades é Arthur. Numa escala de 1 a 5, ele obteve dos deputados e senadores ouvidos uma média de 3,51. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, aparece em segundo, com 3,26. Rodrigo Pacheco é o terceiro, com 3,11. Depois, vem Hamilton Mourão, com 2,83. O agora ex-presidente Jair Bolsonaro só não tem pior avaliação que o procurador-geral da República, Augusto Aras. A média de Bolsonaro ficou em 2,46, e a de Aras em 2,34.

Reeleição de Lira e Pacheco

As boas avaliações de Lira e Pacheco reforçam a percepção que os parlamentares têm de que eles serão reeleitos. Essa certeza é maior com relação a Lira, que é mais bem avaliado pelos parlamentares que Pacheco.

De uma escala de 1 a 5, a certeza de que Lira será reeleito obteve média de 4,64. Em termos percentuais, 71,43% dos deputados ouvidos apostam no novo mandato do presidente da Câmara. No caso de Pacheco, a média foi de 4,01. Em termos percentuais, 41,43%.

“Em consonância com o que vem sendo ventilado pela mídia e pelas primeiras atuações do grupo de transição e dos representantes do futuro governo, os parlamentares apresentam uma percepção forte de que os atuais presidentes das Casas Legislativas devem ser reeleitos para mais um mandato”, considera o relatório da pesquisa.

Um Congresso pragmático

As respostas que apontam para um forte protagonismo dos atuais comandantes da Câmara e do Senado e daqueles que estão alinhados ao novo governo Lula mostram também um Congresso realista e pragmático. Os deputados e senadores parecem enxergar que o perfil mais de direita e conservador do novo Parlamento não acabará prevalecendo nas relações com o novo governo.

Não será, na visão dos parlamentares ouvidos no Painel do Poder, um Congresso governista. Essa hipótese tem baixa aceitação dos deputados e senadores. E também não será um Congresso oposicionista. Para a grande maioria, não será “nem governista nem oposicionista”.

Essa avaliação de que será um Congresso pragmático, disposto á negociação é a resposta de 67,14% dos entrevistados.  A avaliação dos que acham que será governista é ainda maior do que a daqueles que acham que será oposicionista, apesar do perfil mais conservador dos eleitos e do fato de que o PL, partido de Jair Bolsonaro, terá as maiores bancadas tanto na Câmara como no Senado. Para 18,57%, o Congresso será “governista”. E somente 8,57% acham que srá “oposicionista”.

AUTORIA

Rudolfo Lago

RUDOLFO LAGO Diretor do Congresso em Foco Análise. Formado pela UnB, passou pelas principais redações do país. Responsável por furos como o dos anões do orçamento e o que levou à cassação de Luiz Estevão. Ganhador do Prêmio Esso.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
André Sathler

ANDRÉ SATHLER Doutor em Filosofia, mestre em Informática e em Comunicação. Consultor do MEC, da Capes, do Ministério da Justiça e coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Parlamento Digital. Coordenador do Congresso em Foco Análise.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Ricardo de João Braga

RICARDO DE JOÃO BRAGA Economista e cientista político. Graduado na Unesp, tem mestrado pela Universidade de Siegen (Alemanha) mestrado e doutorado em Ciência Política (UnB e UERJ). Coordenador do Congresso em Foco Análise e professor do curso de Mestrado em Poder Legislativo da Câmara dos Deputados.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
CONGRESSO EM FOCO