O “Programa Caminhos do Trabalho”, que tem o apoio do Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho e do GETRIN Nacional, também oferece orientação jurídica e atendimento médico gratuito a trabalhadoras e trabalhadores

Criado com o objetivo de investigar e mapear as subnotificações das doenças ocupacionais e acidentes de trabalho, o Programa Caminhos do Trabalho também oferece, de forma gratuita,  orientações  sobre os direitos trabalhistas e previdenciários.

A iniciativa foi criada na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atualmente é coordenada pela Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego. O Programa Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho, em conjunto com o Grupo de Trabalho Interinstitucional Nacional (GETRIN Nacional), apoia o projeto e está auxiliando na sua difusão.

Serviços 

O projeto oferece orientação jurídica, atendimento médico a trabalhadoras e trabalhadores com o  intuito de identificar se o acidente ou adoecimento sofrido possui relação com o trabalho. Também  faz a  emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e outros documentos pertinentes a cada caso, garantindo a preservação da identidade das pessoas.

As atividades do Programa Caminhos do Trabalho ocorrem por meio de parceria entre a Fundacentro e as universidades públicas em 13 cidades do país. O objetivo é abranger todas as regiões do Brasil, de modo que os serviços estão em fase de preparação para serem iniciados em outras cidades. 

Confira as localidades e os contatos para quem quiser agendar um atendimento. Os contatos podem ser realizados via WhatsApp.

Nordeste

  • Salvador (Universidade Federal da Bahia - UFBA: (71) 98430-9101
  • João Pessoa (Universidade Federal da Paraíba -  UFPB): (83) 99411-7786

Sudeste

  • Belo Horizonte (Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG): (31)3307-9564 e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.  
  • Uberlândia (Universidade Federal de Uberlândia - UFU): (34) 99722-5231

Centro-Oeste

  • Brasília (Universidade de Brasília - UnB): (61) 3107-1888
  • Palmas (Universidade Federal do Tocantins - UFT): (63) 992943660

Sul

  • Florianópolis (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC): (48) 9116-9966
  • Porto Alegre (Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS): (51) 989579605

Você também pode entrar em contato com o Projeto Caminhos do Trabalho pelo Instagram (@caminhosdotrabalho) ou consultar todos os locais de atendimento no portal do programa na plataforma do governo federal.

(Andrea Magalhães/AJ)

TST

https://tst.jus.br/web/guest/-/conhe%C3%A7a-o-projeto-que-investiga-subnotifica%C3%A7%C3%B5es-de-doen%C3%A7as-e-acidentes-de-trabalho