UNIÃO NACIONAL

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, defendeu que é necessário superar as mensagens de ódio e a polarização política que o Brasil vivenciou nos últimos anos.

A declaração ocorreu durante o segundo dia do Fórum Esfera Brasil, promovido neste sábado (26/11). No evento, especialistas de diversas áreas discutiram as potencialidades e os desafios do novo governo do presidente eleito Lula (PT) para os próximos quatro anos em áreas-chave como economia, saúde, educação e meio ambiente.

Nelson Jr./SCO/ STFMinistro ainda destacou que é preciso restabelecer a harmonia entre os Poderes

"A grande tarefa que cabe a todos nós é pacificar o país, superar a polarização que nós vivemos nos últimos anos, exacerbada pelo período eleitoral e também pelas mensagens de ódio e fake news. Nós temos que deixar isso para trás e vivermos o novo momento", afirmou. 

O ministro, que deve se aposentar em maio do próximo ano, ainda destacou que é preciso restabelecer a harmonia entre os poderes. "Não basta que os poderes sejam independentes, é preciso que eles sejam também harmônicos, sob pena de vivermos uma situação de inconstitucionalidade", disse.

"É preciso, a meu ver, despolitizar um pouco a jurisdição. É preciso que nem todos os problemas que são próprios da política sejam resolvidos pelo Poder Judiciário", completou.

Mais cedo, o ministro Luís Roberto Barroso também participou do debate, durante um painel sobre segurança jurídica e Constituição.

Revista Consultor Jurídico

https://www.conjur.com.br/2022-nov-27/lewandowski-afirma-preciso-superar-odio-polarizacao-politica