ELEIÇÕES 2022

Enquanto o presidente Jair Bolsonaro permanece em silêncio desde a noite de domingo (30), quando foi derrotado no segundo turno por Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, na prática o processo de transição do atual para o novo governo começa á sua revelia.

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin conversou nesta segunda-feira (31) com o vice-presidente Hamilton Mourão, eleito senador pelo Republicanos do Rio Grande do Sul. A informação é do jornalista Gerson Camarotti, da Globo News.

Alckmin ligou para Mourão para agradecer a uma mensagem enviada por Mourão. E Mourão colocou-se à disposição de Alckmin para realizar a transição. O atual vice-presidente chegou inclusive a convidar o próximo vice para uma visita ao Palácio do Jaburu, residência oficial da Vice-Presidência.

Já o coordenador de Comunicação da campanha de Lula, Edinho Silva, informou que conversou com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira. A conversa foi cordial e, segundo Edinho Silva, Ciro Nogueira também colocou-se à disposição para iniciar o processo de transição.

Enquanto isso, Bolsonaro permanece em silêncio, sem reconhecer a derrota. Segundo informações, o presidente teria informado a ministros que não irá contestar o resultado. Fará algumas críticas à condução da Justiça Eleitoral, apenas. Ele, no entanto, não deverá parabenizar Lula pela vitória.

O posicionamento de Bolsonaro é esperado para desanuviar possíveis reações de bolsonaristas mais radicais. Neste momento, rodovias em 16 estados do país têm bloqueios de caminhoneiros aliados do atual presidente.

RUDOLFO LAGO Diretor do Congresso em Foco Análise. Formado pela UnB, passou pelas principais redações do país. Responsável por furos como o dos anões do orçamento e o que levou à cassação de Luiz Estevão. Ganhador do Prêmio Esso.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
CONGRESSO EM FOCO