APOIO DE PESO

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto declarou voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais marcadas para o próximo domingo (2/10).

Ministro aposentado do STF Carlos Ayres Britto declarou voto no ex-presidente Lula
José Cruz/Agência Brasil

"Nesta eleição presidencial já afunilada para dois candidatos, eis a pergunta central: diante de quem a democracia está certa de não sofrer o menor atentado? Resposta: de quem jamais colocou sob suspeita de fraude a urna eletrônica. No caso, Lula, que terá meu voto", declarou. A informação é da Folha de S.Paulo.

Ayres Britto foi ministro do STF de 2003 a 2012 e presidiu o Tribunal Superior Eleitoral entre 2008 e 2010. Além dele, outros ministros aposentados da mais alta corte do país também já declararam voto no petista. Foram eles: Celso de Mello, Joaquim Barbosa, Carlos Velloso e Nelson Jobim. Na contramão, Marco Aurélio Mello declarou voto em Jair Bolsonaro. 

Ao justificar sua decisão, Celso de Mello afirmou que Bolsonaro é "um político menor, sem estatura presidencial". No texto em que anuncia sua decisão, o ministro afirma que não votará no atual presidente porque ele não demonstra ter apreço pelo Estado democrático de Direito.

Revista Consultor Jurídico

https://www.conjur.com.br/2022-set-29/ayres-britto-outro-ministro-aposentado-stf-anunciar-voto-lula