ELEIÇÕES 2022

Na nova rodada da pesquisa divulgada nesta segunda-feira (26), o ex-presidente Lula aparece com 52% dos votos válidos. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputa reeleição, tem 34%. A pesquisa indica que o petista tem fortes chances de levar a disputa ainda no primeiro turno.

Os votos válidos excluem os brancos e nulos. E, para vencer a eleição presidencial, no primeiro turno, basta que o primeiro colocado tenha 50% dos votos válidos mais 1.

Pelo levantamento do instituto, Lula tem 48% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro tem 31%. Na pesquisa anterior, Lula tinha 47%, oscilando positivamente em 1 ponto. Bolsonaro se manteve com o mesmo índice.

Os candidatos são seguidos por Ciro Gomes (PDT), com 6%, Simone Tebet (MDB), com 5%, Soraya Thronicke (União), com 1%, e Felipe d’Avila (Novo), com 1%. Vera (PSTU), Léo Péricles (UP), Padre Kelmon (PTB), Sofia Manzano (PCB) e Constituinte Eymael (DC) não pontuaram. Brancos e nulos somam 4%. Não sabem/não opinaram também 4%.

Segundo turno e rejeição

A pesquisa também fez simulação de um eventual segundo turno. Lula vence Bolsonaro por 54% a 35%. Esse é o mesmo índice da pesquisa anterior.

A rejeição dos candidatos também foi divulgada pela pesquisa. Bolsonaro lidera a rejeição com 50%. Ele oscilou negativamente 1% em relação ao levantamento anterior. Lula segue com 35% de rejeição, oscilando positivamente em dois pontos. Ciro Gomes tem 14% de rejeição, e Simone Tebet 6%.

pesquisa do Ipec ouviu 3.008 pessoas entre os dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TSE sob número BR-01640/2022.

AUTORIA

Tércio Amaral

TÉRCIO AMARAL Tércio Amaral. Editor. É jornalista formado pela Unicap, com mestrado e doutorado em História (UFPE). Atuou no Diários Associados como repórter e editor de política. Foi coordenador de comunicação no Ministério da Educação e tem passagem por assessoria de comunicação do Congresso Federal.

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
CONGRESSO EM FOCO