O Tribunal Superior do Trabalho e o Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) promovem, entre os dias 18 e 20 de outubro, amplo debate com juristas, médicos, acadêmicos e especialistas nacionais e internacionais sobre os transtornos mentais relacionados ao trabalho, problema que afeta cada vez mais os profissionais brasileiros (confira aqui a programação completa). O seminário é aberto ao público e as inscrições, gratuitas, estão abertas (clique aqui para se inscrever).

O tema vem sendo trabalhado pelo Programa de Trabalho Seguro da Justiça do Trabalho desde 2016, devido à relevância de debater, junto com a sociedade e instituições responsáveis, medidas de detecção das causas e prevenção para esses tipos de enfermidades.

Segundo dados do Anuário Estatístico da Previdência Social de 2015, o número de auxílios-doença concedidos em razão deste tipo de moléstia tem crescido drasticamente: de 2004 a 2013, há um incremento da ordem de 1.964%. Ainda de acordo com a pesquisa, a alta demanda de trabalho, o desequilíbrio entre esforço e recompensa, a dedicação exclusiva ao trabalho e o assédio moral, que abrange humilhações, perseguição e agressões verbais, são os principais fatores que prejudicam a saúde mental no ambiente corporativo.

                          

Seminário

O evento será realizado em Brasília, no Plenário Arnaldo Lopes Süssekind, o principal plenário da Sede do TST. A expectativa é receber além de juristas, que se deparam cada vez mais com processos desta temática, a comunidade médica e de psicologia, acadêmicos e demais interessados na área.

                            

Fonte: TST, 11 de setembro de 2017