O Repórter Sindical na Web, na TV Agência Sindical, iniciou nesta quinta (3), a série “Sindicalismo e Conquistas”. Durante o mês de maio o programa entrevista dirigentes de várias entidades, sobre as lutas e conquistas no enfrentamento da lei trabalhista de Temer.

O primeiro convidado foi Chiquinho Pereira, presidente do Sindicato dos Padeiros de São Paulo e dirigente nacional da União Geral dos Trabalhadores (UGT). A categoria está em plena campanha salarial no ABC Paulista.

“O Sindicato dos Padeiros tem trabalhado muito para resistir à reforma trabalhista. O Sindicato nunca deixou de atuar na base, que participa e se sindicaliza. Nossas campanhas de sindicalização são permanentes e temos obtido um resultado positivo”, conta Chiquinho.

Dos 70 mil trabalhadores que a entidade representa, o dirigente destaca que 23 mil são sindicalizados.

Chiquinho Pereira falou também das campanhas salariais, que apesar das dificuldades impostas pelo patronato vêm tendo resultados. “Nunca tivemos uma campanha sem aumento salarial. Temos convenio médico e PLR. O reajuste salarial este ano foi de 3,5 a 12% em São Paulo. Adicional noturno é de 37%, enquanto pela lei é de 20%. Seguimos com negociações empresa por empresa”, destaca.

O dirigente lembra que a reforma trabalhista veio cheia de promessas, mas que nada se confirmou. Geração de empregos, melhorias da economia, nada disso aconteceu, aponta. “Mas não adianta ficar lamentando. Existe uma nova realidade e é dentro dela que o nosso Sindicato vai atuar para encontrar caminhos e trazer ganhos para os trabalhadores”, ressalta.

Assista - A entrevista já está disponível em nosso canal do Youtube. Assista abaixo.

                           

Fonte: Agência Sindical, 07 de maio de 2018