O estágio supervisionado é um importante passo para que o estudante conheça melhor a carreira que pretende seguir. É uma oportunidade de obter conhecimentos práticos e teóricos que serão essenciais na hora de buscar uma vaga no mercado de trabalho. Mas, de acordo com a lei, o estágio é uma atividade educativa, e não um trabalho. Ou seja, o estudante não pode assumir funções de empregado. Esse é o tema da reportagem especial do programa Jornada desta semana. Além de mostrar o que o estudante precisa fazer para conseguir uma vaga de estágio, o programa explica como não deixar que essa atividade supervisionada sofra desvio de finalidade e se transforme em relação de emprego.

Direto de São Paulo, outra reportagem fala sobre trabalho escravo. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 20 milhões de pessoas em todo o mundo são vítimas de formas contemporâneas de escravidão. Vamos saber como é a atuação da Justiça do Trabalho nesses casos. No quadro Direitos e Deveres, as dúvidas sobre questões trabalhistas do pintor e do dono da loja de tintas vão ser respondidas por uma juíza de Porto Velho (RO). E no Trabalha Brasil vamos conhecer uma profissão diferente: a de médico de brinquedos.

O programa Jornada é exibido pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30, com reapresentação às terças-feiras, às 7h, quartas-feiras, às 19h30, quintas-feiras, às 7h e sábados e domingos, às 6h. Todas as edições também podem ser assistidas pelo canal do TST no youtube: www.youtube.com/tst.

Veja a íntegra da edição desta semana:

(CRTV/Secom/TST)

                      

Fonte: TST, 23 de março de 2018