Ex-ministro afirmou que foi 'autorizado' por Lula a interagir com grupo, mas desconversou ao ser questionado sobre ministério. Governo eleito ainda não tem ministros confirmados.

Por Mateus Rodrigues e Pedro Henrique Gomes, g1 — Brasília

O ex-ministro Fernando Haddad (PT) afirmou nesta segunda-feira (28) que vai se reunir, nos próximos dias, com os integrantes da transição de governo que atuam em grupos de trabalho da área econômica.

Haddad, que disputou o governo de São Paulo e foi derrotado em segundo turno por Tarcísio de Freitas (Republicanos), é um dos principais cotados para assumir o Ministério da Fazenda do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

"Eu não sei quem vai estar aqui. Sei que vou ter uma conversa com o Guilherme Mello amanhã à tarde, vou ter um café da manhã com o Gabriel Galípolo, devo encontrar o Nelson Barbosa. Estou autorizado pelo presidente a interagir com os integrantes do grupo de economia, e eventualmente participar de reuniões", disse Haddad.

Os economistas citados por Haddad fazem parte da transição de governo e são quadros próximos da cúpula do PT:

  • Gabriel Galípolo: ex-banqueiro e cotado atualmente para a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Galípolo acompanhou Lula em encontros com o setor financeiro durante a campanha. Está no grupo técnico de infraestrutura.

  • Nelson Barbosa: Foi ministro da Fazenda entre o fim de 2015 e os primeiros meses de 2016, no governo Dilma Rousseff. Antes, foi ministro do Planejamento. Um dos principais críticos do teto de gastos, integra o grupo técnico de economia.

Questionado diversas vezes se tinha sido convidado para a Fazenda – e se aceitaria eventual convite –, Haddad desconversou e afirmou que atua na transição como "colaborador" de Lula.

"Eu não vou emitir opinião porque eu vou me reunir a partir de amanhã com alguns integrantes do grupo de Economia. E obviamente, como é uma decisão que cabe ao governo, que vai compor a sua equipe, eu estou aqui na condição de colaborador. Para dar opiniões sobre como eu acho que deve ser conduzido esse assunto. Mas vou fazer isso reservadamente", disse.

G1

https://g1.globo.com/politica/noticia/2022/11/28/cotado-para-a-fazenda-haddad-diz-que-se-reunira-com-economistas-da-transicao-nesta-semana.ghtml