Por Valor — São Paulo

Para 53% dos brasileiros, a situação econômica está tendo “muita influência" na hora de decidir em quem votar, mostram dados de pesquisa Datafolha. Outros 24% acham que o tema tem “um pouco de influência” na escolha, enquanto 21% não relatam nenhuma influência.

Na comparação com levantamento anterior, feito em março, subiu de 46% para 52% o percentual de brasileiros que consideram que sua situação econômica pessoal piorou nos últimos meses. Além disso, 29% dizem que a situação ficou como estava e 19% afirmam que melhorou.

Os dados mostram ainda que 66% avaliam que a situação econômica do país piorou nos últimos meses, mesmo percentual da pesquisa anterior.

Dados da pesquisa divulgados na semana passada mostraram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como líder isolado na disputa pela Presidência da República com 48% das intenções totais de voto, patamar suficiente para vitória já no primeiro turno.

O presidente Jair Bolsonaro apareceu com 27%, em segundo lugar.

A pesquisa mostra também que 7 em cada 10 eleitores afirmam que não mudariam seu voto se a situação econômica do país ou de alguns indicadores econômicos piorar. De acordo com a jornal “Folha de S.Paulo”, que contratou o levantamento, considerando apenas os eleitores de Bolsonaro, no entanto, a possibilidade de alteração é cerca de dez pontos percentuais maior do que entre os de Lula.

O Datafolha ouviu 2.556 pessoas acima de 16 anos em 181 municípios nos dias 25 e 26 de maio. A pesquisa tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-05166/2022.