São Paulo - Monumento à Independência do Brasil no Parque da Independência, em Ipiranga. Foto: Rovana Rodrigues / Agência Brasil

HISTÓRIA

Mais da metade dos brasileiros não sabe que o Brasil comemorará este ano, no dia 7 de setembro, 200 anos de independência. É o que revela pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). De acordo com a pesquisa, 59% dos entrevistados disseram desconhecer que o país complementará este ano dois séculos do momento em que Dom Pedro I, às margens do rio Ipiranga, em São Paulo, proclamou a independência e libertou o país de Portugal.

A pesquisa foi realizada pelo Instituto Ipespe em novembro do ano passado. Foram ouvidos 3 mil entrevistados. A margem de erro é de 1.8 ponto percentual, com um intervalo de confiança de 95,5%.

Confira a íntegra da pesquisa:

Ao tomarem conhecimento da data, 53% afirmam que o Brasil tem o que comemorar na data. A natureza é definida pela maioria dos entrevistados como o que melhor define o país (60%), seguido pelo povo (31%) e a dimensão continental do seu território (21%).

A pesquisa também identifica quais deverão ser os principais temas do debate nacional em 2022. Nesse quesito, as eleições de outubro competem com as questões econômicas (desemprego e inflação) como principais temas. Também foram mencionadas a pandemia de covid-19 e a Copa do Mundo.