Moro se mostra o candidato mais competitivo contra Lula. Mesmo assim, fica 17 pontos percentuais atrás do petista.

Luiz Inácio Lula da Silva conquistaria um terceiro mandato na Presidência da República se as eleições fossem hoje. É o que aponta a nova pesquisa PoderData realizada de 22 a 24 deste mês e divulgada na noite desta quarta-feira (24) pelo Poder360. Confirme o levantamento, o ex-presidente segue à frente na preferência do eleitoral e venceria qualquer adversário no segundo turno.

A vantagem de Lula se dá já no primeiro turno, com 34% a 36% das intenções de voto, dependendo do cenário testado. Já o atual presidente, Jair Bolsonaro, oscila de 27% a 29%. Na primeira simulação, com o nome de João Doria como candidato do PSDB, Lula fica com 34% contra 29% de Bolsonaro.

O ex-juiz Sergio Moro (Podemos) aparece com 8%, empatado tecnicamente com Ciro Gomes (PDT), que tem 7%, e com Doria, que disputa as prévias do PSDB para a candidatura ao Palácio do Planalto e marca 5%. Henrique Mandetta (DEM), com 3%, Cabo Daciolo (Brasil 35), com 2%, e Alessandro Vieira (Cidadania), com também 2%, aparecem na sequência. Luiz Felipe d’Ávila (Novo) e Rodrigo Pacheco (PSD) não tiveram menções suficientes para chegar em 1%.

No segundo cenário, o PoderData incluiu o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que pontua 5% – mesma porcentagem de Doria. Lula e Bolsonaro continuam na dianteira, com 36% e 27%, respectivamente. Ciro tem 9%; Moro, 8%; Leite, 5%; Cabo Daciolo, 3%; Mandetta, 2%; e Alessandro Vieira, 1%. D’Ávila e Pacheco (PSD) não chegaram a 1%.

Num eventual segundo turno, Moro – com forte exposição na mídia e tratamento positivo nas últimas semanas – se mostra o candidato mais competitivo contra Lula. Mesmo assim, fica 17 pontos percentuais atrás do petista (48% a 31%). Bolsonaro marca os mesmos 31%, mas Lula amplia sua margem e chega a 54%. A vantagem do ex-presidente seria ainda maior contra Doria (47% a 24%), Leite (50% a 20%) e Pacheco (53% a 14%).

O PoderData ouviu 2.500, de 22 a 24 de novembro, em todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

Com informações do Poder360

https://vermelho.org.br/2021/11/25/lula-venceria-hoje-bolsonaro-moro-e-doria-com-folga-aponta-pesquisa/