“O único caminho a seguir, a única forma de salvar nosso planeta e nossa civilização é um renascimento da história. Devemos revitalizar o Iluminismo e nos comprometer novamente a honrar seus valores de liberdade, respeito pelo conhecimento e a democracia”, escreveu Stiglitz.

A tradução é do Cepat (Centro de Promoção de Agentes de Transformação).

Joseph Stiglitz*

joseph stiglitz economista nobel da economia“No final da Guerra Fria, o cientista político Francis Fukuyama escreveu um famoso ensaio intitulado O fim da história? O colapso do comunismo, argumentou, eliminaria o último obstáculo que separa o mundo inteiro de seu destino da democracia liberal e economia de mercado.”

Muitas pessoas concordaram. Durante 40 anos, as elites nos países ricos e pobres prometeram que as políticas neoliberais conduziriam a um crescimento econômico mais rápido e que as taxas de lucro seriam reduzidas para que todos, inclusive os mais pobres, ficassem melhor.

(*) Economista e prêmio Nobel da Economia de 2001. Artigo publicado por Criterio.hn, em 4 de novembro de 2019.

__________________
NOTA

1 Karl Popper (1902-1994) foi um filósofo austríaco, naturalizado britânico, que elaborou teorias que defendiam que o conhecimento científico decorre da experiência individual, e que não pode ser verificado por meio do raciocínio indutivo.

EIS O ARTIGO NA ÍNTEGRAhttps://criterio.hn/el-fin-del-neoliberalismo-y-el-renacimiento-de-la-historia/

Fonte: DIAP

https://diap.org.br/index.php/noticias/artigos/90850-o-fim-do-neoliberalismo-e-o-renascimento-da-historia