A exemplo dos dias 29 de maio, 19 de junho e 3 de julho, as manifestações deste sábado demonstraram um crescente apelo popular pelo afastamento imediato de Bolsonaro da presidência



Avenida Paulista tomada por manifestantes (Foto: Reprodução do Twitter)

Com atos gigantescos em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, milhares de brasileiros foram às ruas neste sábado (24) para pedir o impeachment de Bolsonaro, mais vacina, auxílio emergencial de R$ 600 e lembrar as mais de 545 mil vítimas da Covid-19. Os atos foram realizados em 437 cidades brasileiras e no exterior.

A exemplo dos dias 29 de maio, 19 de junho e 3 de julho, as manifestações deste sábado demonstraram um crescente apelo popular pelo afastamento imediato de Bolsonaro da presidência.

Em todo o país, os manifestantes pediram ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que dê segmento a um dos 127 pedidos de impeachment contra Bolsonaro. O atraso e a corrupção na compra de vacina também foram temas de protesto.

Os cuidados sanitários foram outra marca dos atos, sendo raro alguém que não usasse a proteção. Na Avenida Paulista, tomada por manifestantes, brigadas de saúde distribuíram máscaras e álcool em gel. A concentração começou no vão livre do Masp e logo depois a avenida ficou completamente fechada.

No local, discursaram representantes de centrais sindicais, entidades estudantis, movimentos sociais e partidos políticos. O ato, que terminou na rua da Consolação, reuniu cerca de 80 mil pessoas. “Somos como a força e imponência do rio Amazonas, inundando as ruas do país, para defender educação, vacina e dignidade. Na avenida paulista já somos milhares”, discursou a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Bruna Brelaz.

Centro do Rio de Janeiro lotado de manifestantes (Foto: Paula CS)

Mais de 75 mil caminharam na Avenida Presidente Vargas, no Centro do Rio de Janeiro, pelo impeachment de Bolsonaro. O ato gigantesco se estendeu até a Candelária.

Em Porto Alegre, a concentração para o ato, chamado de “Marcha dos 100 mil” começou às 14h no centro da capital gaúcha. Artistas abriram uma bandeira do Brasil manchada de sangue dos mortos da pandemia.

(Foto: Vera Bolognini/Eficaz Comunicação)

Em Belo Horizonte (MG) mais de 100 mil pessoas se juntaram às frentes de luta. Organizado pelas centrais sindicais e movimentos sociais, o #24JForaBolsonaro saiu da Praça da Liberdade e caminhou pela Avenida Afonso Pena.

No Recife, milhares de pessoas ocuparam as ruas do centro da cidade. Segundo os organizadores, mais de 30 mil pessoas participaram do ato num dia de muito sol e ventania na capital pernambucana. No asfalto, discursos motivaram a luta e grupos de percussão animaram os manifestantes.

Esplanda dos Ministérios tomadas por manifestantes (Foto: Leandro Gomes)

Brasília foi palco das maiores manifestações. A Esplanada dos Ministérios teve todas as faixas de uma das pistas ocupadas pelos manifestantes. Centrais sindicais, partidos políticos e movimentos sociais levaram milhares de pessoas às ruas. No local, uma imensa faixa foi aberta para lembrar os mais de 545 mil mortos na pandemia.

O Fora, Bolsonaro esteve ainda nas ruas do mundo em defesa da vida e para exigir o impeachment. Cidades como Bruxelas, Tóquio, Berlim, Paris, Viena, Londres, Zurique, Freiburg, entre outras, registram manifestações pelo impeachment do presidente. São ao menos 35 cidades no exterior, em 15 países.

Com informações da CUT

Disponível em https://vermelho.org.br/2021/07/24/atos-gigantescos-nas-capitais-marcaram-o-fora-bolsonaro-neste-sabado/