Os profissionais do setor da construção civil foram incluídos pela prefeitura de Maceió nos últimos grupos prioritários da vacina contra a Covid-19. Foram quatro horas em uma fila. O cansaço só não foi maior que a emoção em receber a vacina contra a Covid-19.

Harrison David Maia é técnico de Segurança do Trabalho da V2 Construções e presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho no Estado de Alagoas (Sintestal).

Ele foi um dos trabalhadores que comemoraram a inclusão dos profissionais do setor nos últimos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização. “Apesar do tempo na fila, acredito que não há perda de tempo, pois nunca é tarde para iniciar um novo ciclo de vida, nunca é tarde para voltar a sorrir”, disse.

Harrison David, técnico de Segurança no Trabalho, comemora vacinação para trabalhadores do setor

O técnico destaca que a notícia da vacinação para os trabalhadores do setor foi recebida com emoção em todos os canteiros de obras e empresas. Segundo ele, o contato diário entre os trabalhadores é quase impossível de ser evitado, mesmo seguindo as regras e orientações de distanciamento adotados pelas construtoras.

“Os procedimentos preventivos foram sendo ajustados e aplicados, mas muitas vezes não são cumpridos em sua grande parte. O tempo foi passando e nós fomos presenciando alguns casos de Covid-19, não deixando de orientar a todos sobre os riscos, como também acompanhando os mesmos”, completou.

Sobre os sentimentos dos trabalhadores, o técnico de Segurança do Trabalho fala da alegria dos colegas. “Estamos vivos até agora pois Deus nos livrou como também temos de dar parabéns à ciência. Se chegou nosso momento de vacinarmos, temos todos de estar felizes e continuarmos cumprindo as medidas preventivas estabelecidas pela empresa no canteiro. Alegria e fé em Deus que tudo isso vai ser vencido”, declarou Harrison David.

Alfredo Brêda, presidente do Sinduscon-AL, destaca trabalho realizado por construtoras para proteger trabalhadores

O Ministério da Saúde incluiu os trabalhadores da indústria e construção civil na lista de grupos prioritários no plano de vacinação contra a Covid-19. Ao todo, esse grupo representa 5,3 milhões de pessoas em todo o país. Para Alfredo Brêda, presidente do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de Alagoas (Sinduscon-AL), a decisão da prefeitura de Maceió em sair na frente e iniciar a vacinação desse grupo foi comemorada por todo o setor.

“A construção foi declarada como serviço essencial na pandemia e nós aqui em Alagoas tomamos todos os cuidados necessários através de protocolos e acordo com o Sindicato dos Trabalhadores, tanto que o índice de infectados foi muito baixo. Agradecemos a iniciativa do prefeito JHC e torcemos para que toda a população consiga se vacinar”, disse Alfredo Brêda.

Avanços na vacinação

Vacinados contra a Covid-19 em Maceió

Maceió foi a primeira capital do Brasil a encerrar o chamamento dos grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) e, nesta semana, começou a imunizar as pessoas, sem comorbidades, com 59 anos ou mais. Além disso, na terça-feira (25), a capital também passou a disponibilizar o agendamento para vacinação.

A Rede Nacional de Dados em Saúde, do Ministério da Saúde, aponta ainda que Maceió continua sendo a capital que mais vacina de todo o país, já tem aplicado 95,5% das doses recebidas. “Este resultado mostra o esforço da gestão e dos nossos aguerridos servidores em salvar vidas. Seguimos trabalhando para avançar ainda mais na vacinação dos maceioenses”, reforçou o prefeito JHC.

Para se vacinar, os trabalhadores industriais e da construção civil em Maceió devem estar atuando em empresas com sede na cidade e precisam apresentar documento de identificação com foto e CPF, original e cópia de contracheque ou declaração emitida pelo serviço que comprove a situação de trabalhador empregado de empresas industriais ou da construção civil com sede na capital alagoana.

(Com informações da Prefeitura de Maceió e do Sinduscon-AL)

Fonte: CBIC
https://cbic.org.br/covid-19-maceio-e-a-primeira-a-vacinar-os-trabalhadores-da-construcao/