A FETRACONSPAR – Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná, presidida pelo companheiro REINALDIM BARBOZA PEREIRA, realizou nesta quarta-feira (17/03/2021) o I SEMINÁRIO VIRTUAL DE ANÁLISE CONJUNTURAL DOS SETORES DA CONSTRUÇÃO E DO MOBILIÁRIO.

seminario.JPG

O evento foi realizado de forma totalmente virtual, por meio da plataforma de reuniões online ZOOM, e contou com a presença de aproximadamente 80 pessoas, dentre dirigentes sindicais, funcionários dos sindicatos filiados, convidados e palestrantes.

Iniciando os trabalhos, CLEMENTE GANZ LÚCIO, que é Sociólogo e professor universitário, além de ter desempenhado a função de diretor técnico do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos durante anos, fez um panorama sanitário, político e econômico do Brasil, elencando quais serão os DESAFIOS DO SINDICALISMO PARA 2021.

 clemente.JPG

CLEMENTE GANZ LÚCIO

 

Em seguida, NILTON FREITAS, que é Representante Regional para América Latina e Caribe da ICM - Internacional da Construção e da Madeira, fez uma ampla abordagem sobre o PANORAMA POLÍTICO E SINDICAL NA AMÉRICA LATINA E CARIBE E AS AÇÕES DA ICM, informando sobre o Congresso Mundial que está programado para ser realizado na Suíça no ano que vem.

Já o companheiro NICOLÁS MENASSE, apresentou e detalhou o relatório de atividades da ICM no ano de 2020 e a senhora ANA PAULA MELLI, informou sobre o andamento das denúncias apresentadas ao FSC.

nilton.JPG

NILTON FREITAS

 nicolas.JPG

NICOLÁS MENASSE

 ana.JPG

ANA PAULA MELLI



Finalizando, o economista THOMAZ FERREIRA JENSEN, assessor técnico do DIEESE - Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, fez uma ANÁLISE ECONÔMICA DOS SETORES DA CONSTRUÇÃO CIVIL, MADEIRA E MOBILIÁRIO no Paraná e Brasil, expondo importantes dados e informações, alguns elaborados pelo escritório regional do Paraná, coordenado pelo companheiro SANDRO SILVA.

jansen.JPG

THOMAZ FERREIRA JENSEN

 SANDRO.PNG

SANDRO SILVA

seminario2.JPG

Elaboração: FETRACONSPAR