Por Assis Moreira, Valor — Genebra

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta uma perda global de US$ 3,5 trilhões na renda dos trabalhadores nos nove primeiros meses do ano, ou 5,5% do Produto Interno Bruto (PIB) global, comparado ao mesmo período do ano passado, devido ao impacto da pandemia de covid-19.

Segundo a entidade, trabalhadores de países emergentes do Brics como Brasil, Índia e África do Sul, além do México, estão entre os mais afetados. Mas a estimativa da OIT não leva em conta medidas de apoio à renda adotadas por vários governos.

O diretor-geral, Guy Ryder, enfatizou hoje a importância de os governos manterem esses programas de apoio durante o ano que vem, diante das perspectivas pouco favoráveis no mercado de trabalho.

Os estragos nas horas trabalhadas causaram essa queda significativa de renda, levando a sérias dificuldades para compra de alimentos e outros tipos de consumo.

A baixa mais importante tem sido nos países menos desenvolvidos, onde a contração da renda do trabalho chegou a 15,1%. A região do mundo mais atingida foi as Américas, com queda de 12,1%.

Leia a reportagem completa no site do Valor Econômico.