O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) deve julgar nesta terça-feira (26/11) uma ação que pede a cassação da chapa de Jair Bolsonaro e do vice, Hamilton Mourão. A ação acusa a chapa de abuso eleitoral envolvendo a atuação de hackers no Facebook na disputa presidencial de 2018.

Durante a campanha eleitoral, um grupo criou o perfil “Mulheres Unidas contra Bolsonaro”, que trazia críticas ao então presidenciável. Quando tinha mais de 1 milhão de seguidores, o grupo acabou invadido por hackers e passou a elogiar o candidato. Até o nome foi mudado – para “Mulheres com Bolsonaro”.

Bolsonaro, pouco depois, postou na internet: “Obrigado pela consideração, Mulheres de todo o Brasil”. O filho dele, Eduardo Bolsonaro, também fez comentários, bem como o vice, general Hamilton Mourão.

A ação diz que a invasão, além de criminosa, configurou abuso pois conturbou o pleito e contou com o apoio do candidato. O Ministério Público sugere que ela seja considerada improcedente pois, na opinião dos procuradores, não teve impacto eleitoral.

No mesmo dia, o TSE deve julgar a ação sobre a validade de assinaturas eletrônicas para a criação de um novo partido. Ela interessa diretamente a Bolsonaro, que está organizando uma legenda de extrema-direita.


Com informações da Folha de S.Paulo